Vamos conversar sobre os quatro sinais de alarme que as gestantes devem prestar atenção e, caso aconteçam, procurar os serviços de saúde.
1. Movimentação fetal
O primeiro e mais importante sinal é a movimentação fetal. Se o bebê ficar mais de 4 horas sem se mexer, como algum alimento doce. Se mesmo assim continuar estranho, diferente do habitual, tem que ir para o hospital para avaliar o bem-estar desse bebê.
2. Contrações de trabalho de parto
A mulher pode apresentar algumas contrações que não são dolorosas, algumas contrações que não são regulares. Mas é importante saber que a contração de trabalho de parto é aquela que começa nas costas, com dor, vem para a frente e faz a barriga ficar dura por 40 segundos até 1 minuto e passa, retornando de forma regular. Não melhora com banho quente, não melhora com massagem e continua voltando de forma progressiva.
3. A bolsa rompeu
Quando a bolsa rompe, acontece uma perda de líquido em grande quantidade que normalmente forma uma poça de água na cama, se a gestante estiver deitada, ou no chão. A vagina da gestante é normalmente mais úmida, pode escorrer gotas de líquido pela perna, mas não em grande quantidade.
4. Sangramento
Pequenos sangramentos podem acontecer na gestação quando o colo está modificando, mas sangramento em grande quantidade é um alerta para buscar atendimento médico.